Teor de corte
CURSO: TECNICO DE MINERAÇÃO
MODULO: 4º
DISCIPLINA: INSTALAÇÃO DE MINAS
PROFESSORA: ELIETE
ALUNA: AMANDA ALVIM. DE M. NICOLAU
VIAS DE ACESSO
TEOR DE CORTE
Conceição do Mato Dentro
05/06/2012
VIAS DE ACESSO
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de um empreendimento minerário pode ser especificado de acordo com os sistemas que envolvem o layout da mina. A escolha dos tipos de vias de acesso é preponderante para o bom desempenho da produção da mina. As vias de acesso são os incrementos básicos que permitem atingir um ou múltiplos pontos ou setores da jazida mineral, e o escoamento das substâncias desmontadas podendo ser superficiais e ou subterrâneas.
DESENVOLVIMENTO:
Para se ter uma boa logística no local da mineração, faz-se um planejamento onde são relevantes na implantação das vias de acesso. Toda mina deve possuir um plano de trânsito estabelecendo regras de preferência de movimentação e distâncias mínimas entre máquinas, equipamentos e veículos compatíveis com a segurança e velocidades permitidas, de acordo com as condições das pistas de rolamento.
Existem fatores de imposição a segurança, uma ventilação mínima, a drenagem e o esgotamento referentes a instalação dos acessos, pois regem a identificação dos acessos (principais e de serviços) por serem essenciais ao bom desempenho das operações mineiras no subterrâneo:
1 - Segurança é primordial, principalmente em ambientes hostis dos locais que compromete a vitalidade dos trabalhadores. Aplica-se mais aos acessos principais, em que há uma requisição de “saída de emergência”, entre outras funções.
2 - A ventilação, também, é obrigatória por haver regiões subterrâneas onde não há circulação de ar, a temperatura é elevada, exigindo resfriamento.
3 - Drenagem e esgotamento são importantes nos casos em que a mina apresenta grandes quantidades de infiltrações por água. Grandes quantidades de água é um sério problema para a continuidade do