Teor de alcool na gazolina
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA COMUM
CARIACICA
2012
Nome grupo
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA COMUM
Trabalho apresentado a Faculdade de Cariacica - UNIEST, sob a orientação do Professor nome, como requisito parcial para a avaliação da disciplina química.
CARIACICA
2012
SUMÁRIO
RESUMO 4 OBJETIVO 5 INTRODUÇÃO 6 PARTE EXPERIMENTAL 8 RESULTADOS 9 DISCURSÃO E CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
RESUMO
Esta atividade foi dedicada à prática da experiência para verificar o teor de álcool na gasolina comum, para verificar se a mesma esta dentro dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo – ANP, a qual é composta por 25% de álcool e 75% de gasolina. Foi verificado que quando é adicionada água na gasolina o álcool migra para a fase aquosa porque suas moléculas têm maior afinidade pelas moléculas de água.
OBJETIVO
Determinar o teor de álcool na gasolina comum.
INTRODUÇÃO
A gasolina é um líquido tóxico e muito volátil. Durante a realização desta experiência mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. A gasolina é um líquido altamente inflamável, assim, não é permitido acender qualquer tipo de chama no laboratório durante a realização desse experimento.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação do petróleo. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea. A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo, no entanto o álcool, que foi adicionado à gasolina, é extraído pela água e o sistema resultante é composto pelas duas fases: gasolina/água-álcool. O álcool migra para a fase aquosa porque suas moléculas têm maior afinidade pelas moléculas de água.
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono.
Uma das