Teologia
Rafael Gomes - Estevão Chagas
As nações cananeias
A Bíblia, traça a genealogia dos camitas partindo de Canaã (Gn 10.10-14), um dos filhos de Cam (Gn 10.6). Canaã gerou Sidom, seu primogênito, e Hete, e os jebuseus, amorreus e girgaseus, aos heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zamareus e hamateus. A Bíblia localiza esses povos, incluindo os filisteus e os caftorins (Gn 10.14), na terra de Canaã, e, com muita autoridade, afirma: “E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa” (Gn 10.19)
Quando Abraão chegou a Canaã, era mais um semita que vinha engrossar a caudal camita dessa terra. Acreditamos mesmo que ao tempo de Abraão os primitivos habitantes de Canaã já estivessem caldeando com grupos semitas procedentes do vale da Mesopotâmia e outras regiões. Quando Abraão chegou a Canaã, foi muito bem recebido por seus moradores. Pôde deslocar-se livremente pelos amplos territórios; manteve negociações com eles, combateram juntos e viveram mais ou menos em comum, exceto na religião. Não encontramos Abraão praticando os cultos dos cananeus nem estes o culto de Abraão.
Gênesis 10.15 alinha nove nações em Canaã, mais os filisteus e caftorins, todas debaixo do título geral: habitantes de Canaã. Quando Deus falou a Moisés na sarça ardente, mencionou: cananeu, heteu, amorreu, perizeu, heveu e jebuseu (Êx 3.8). Faltou girgaseu, que é lembrado em Gênesis 15.21. Tanto em Gênesis 10 como em Gênesis 15 são mencionados outros povos e nações. No tempo da conquista, entretanto, apenas sete nações são mencionadas em Canaã (Js 3.10). Os filisteus não são contados com as sete nações. Formavam um poderoso império, absorveram os pequenos povos. Por exemplo, os caftorins, mencionados com os filisteus em Gênesis 10.14, “destruíram os aveus, que habitavam em vilas até Gaze, e habitaram no lugar deles” (Dt 2.23). Os refains (ou “refaítas”) foram destruídos pelos amonitas (Dt