Teologia
Professor: Pr. Edilson
Matéria: Teologia Sistemática
Seminaristas: Jéssica Melo Costa
O MINISTÉRIO DE JESUS Ministério significa basicamente, serviço. Um ministro serve a alguém no âmbito do seu ministério. Para isso deve dispensar seu tempo, atenção, dedicação e fazer tudo com amor. . Pois o reino de Deus tudo é perfeito e aqueles que trabalham para Ele devem se submeter a sua santidade. Jesus diz que no reino de Deus, quem quiser ser o maior será o menor, porque esse se colocará a serviço dos outros membros do reino abdicando de sua própria vida. Com relação ao Ministério de Jesus devemos enfatizar que foi um ministério totalmente diferente de qualquer outro, pois se tratava do Filho de Deus. Por outro lado esse ministério se baseou no modelo que Deus já havia ordenado na Terra, para os seus servos, visto que Jesus veio para tratar com homens e principalmente com os Judeus. (Jo 1.11.) A Palavra de Deus nos mostra que Jesus exerceu um tríplice ministério: Ministério de profeta: Em Deuteronômio 18:18-19, Moisés previu a vinda do maior de todos os profetas. Jesus profetizou ao povo sobre a vontade de Deus, contra o pecado e conclamou ao arrependimento, além de anunciar profecias futuras. O ministério profético era caracterizado por cinco funções:
1) Pregação - Mc 1:14, ex: Sermão do Monte. Pregava com sentido missionário: Mc 1:38.Oferecia certeza da esperança, como em Jo 3:17. Jesus não veio simplesmente pregar a palavra de Deus, Ele era a Palavra de Deus. Ele não veio principalmente para pregar o Evangelho, Ele veio para que houvesse um evangelho a ser pregado.
2) Ensino geral - ensinava com autoridade. Mc 1:21,22. Era chamado pelos discípulos de “Mestre”. Seu ensino era caracterizado por parábolas. Foi o maior de todos os professores, não era apenas aquele que dizia a verdade, Ele era a Verdade. Jo 6:68, Jo 7:46.
3) Discipulado - Mc 1:16,17. Mc 3:14,15. Havia quatro propósitos para fazer discípulos ou