Teologia
1) Introdução
Quero começar a reflexão desta noite destacando a pergunta que o Apostolo Paulo faz: “Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”
Um filho verdadeiro de Deus não pode mais viver sob o domínio do pecado. Não. Pois fomos libertos do pecado.
E isto que Jesus declarou: “…conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Se temos a libertação prometida na palavra, então temos o direito de ter uma vida de vitória sobre as influencias negativas do pecado. É por isso que somos confrontados pelas palavras do apostolo Paulo no início do capitulo 6. Aqui, Paulo nos pergunta acerca de como um crente pode viver praticando o pecado se ele já tem vitória prometida pela palavra de Deus?
2) Nós temos a garantia de libertação do pecado pela palavra
O conhecimento da palavra de Deus nos traz renovação.
Ilustração. Lembro-me da história de que certa vez o faxineiro de um museu de arte encontrou, num quarto de despejo, um velho quadro todo estragado, sujo, a pintura irreconhecível. O empregado ia levando o quadro com moldura e tudo para o lixo, quando o fato chegou ao conhecimento do diretor do museu, que quis ver a pintura. Realmente, o quadro parecia imprestável, mas o museu chamou um famoso restaurador de pinturas antigas para refazer o trabalho. Removida a sujeira, corrigidas as ranhuras, o quadro se iluminou e deixou antever os vestígios de uma obra-prima.
MORAL. O restaurador trabalhou com perseverança e conseguiu restaurar a obra de tal maneira que muitos perguntavam se aquele seria o mesmo quadro. Quando viram, porém, a assinatura do autor da paisagem, restaurada com todos os detalhes, puderam compreender tudo. O restaurador era filho do próprio artista. Ele não fez apenas um trabalho profissional. O seu amor de filho o inspirou a descobrir e restaurar a criação do pai.
A bíblia diz que “…o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Luc. 19:10). Jesus veio ao