Teologia bíblica
Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como Evangelhos Sinóticos devido a conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma seqüência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e utilizando até as mesmas palavras.
O evangelho de Mateus
Está muito alinhado ao antigo Judaísmo. Este evangelho tem como foco principal, mostrar como Jesus cumpriu as profecias Judaicas.
Os mínimos detalhes da vida de Jesus, como sua infância, estão relacionados somente neste evangelho.
É aqui que encontramos a ecclesia ou igreja. Assim como este evangelho enfatiza a obediência, a lei bíblica.
É um evangelho poético, mas muito adequado para uma leitura pública. Sua divisão seria:
-Sermão da Montanha;
-Instrução para missão dos doze apóstolos;
-Sermão dos Montes das Oliveiras.
O evangelho de Marcos
Narra o ministério de Jesus, desde seu batismo por João Batista até sua ascensão. O foco maior da obra é a última semana da vida de Jesus.
Este evangelho narra Jesus como um herói e um curandeiro. Jesus apresenta-se neste evangelho como um ser misterioso, ele guarda muitos segredos, suas mensagens sempre em parábolas, fazendo os discípulos ficarem sem entender a ação por detrás de tanto milagre.
Entende-se que o autor deste evangelho realmente é Marcos, sobre o testemunho de Pedro.
O evangelho de Lucas
Traz a essência do cristianismo, ou seja; se dá aos necessitados. O autor retrata o cristianismo como divino, as mulheres e os samaritanos são valorizados, há uma oportunidade de salvação para os gentios. Na verdade este evangelho foi escrito como base nos outros, o que se tem de melhor nos outros evangelhos, vamos encontrar em Lucas.
Essa é a proposta do evangelho de Lucas: salvação a todos os povos por intermédio de Jesus Cristo.