Teníase, cirticercose, esquistossomose e filariose

519 palavras 3 páginas
Trabalho de biologia

1. Teníase e cisticercose
2. Esquistossomose
3. Filariose

teníase e cisticercose
Agente etiológico: pode ser transmitido pelas espécies Taenia solium e Taenia saginata, sendo mais comum a T. saginata.
Transmissão: A teníase ocorre devido a ingestão de carne suína ou bovina, que não teve os devidos cuidados de preparo, como congelamento e cozimento, contaminada com o cisticerco (canjiquinha), dependendo da espécie. Na cisticercose, o homem que ingere os ovos em legumes, verduras ou frutas mal lavadas, ou ainda, pela água.
Prevenção: cuidados adequados com os dejetos humanos, cozimento correto das carnes, tratamento dos doentes e com inspeção sanitária em matadouros, açougues e supermercados.
Tratamento: este consiste na aplicação de dose única (2g) de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno,mebendazol ou albendazol. O chá de sementes de abóbora dito como remédio popular para a cura da teníase.

Esquistossomose
Causas: é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma.
Agente Etiológico: é um platelminto da classe Tramatoda, o Schstossoma mansoni. É um verme que apresenta evidente dimorfismo sexual, sendo a fêmea mais longa e mais fina que o macho.
Transmissão: Os ovos do S. mansoni são eliminados pelas fezes do hospedeiro infectado (homem). Na água, eclodem, liberando uma larva ciliada denominada miracídio, que infecta o caramujo. Após 4 a 6 semanas, abandonam o caramujo, na forma de cercaria, ficando livres nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas pelas cercarias é a maneira pela qual o indivíduo adquire a esquistossomose.
Prevenção: Saneamento básico com esgotos e água tratadas. Erradicação dos caramujos que são hospedeiros intermediários da doença. Proteção dos pés e pernas com botas de borracha com solado antiderrapante. Informar a população das medidas profiláticas da doença. Evitar entrar em contato com água

Relacionados

  • Parasito
    910 palavras | 4 páginas