TENÇAO EM CORDAS
Podemos definir estratégia como:
A determinação de objetivos de longo prazo de uma empresa, e a adoção de cursos de ação e a alocação dos recursos necessários para alcançar determinados objetivos.
A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que o circunda e onde opera.
Na verdade, a estratégia organizacional constitui o conceito sofisticado e complicado de toda a teoria administrativa, um dos assuntos mais difíceis de se ensinar diante do alto grau de abstração e complexidade.
Devido a essa complexidade , a estratégia organizacional tem sido abordada sob diferentes enfoques pelas várias teorias administrativas. Cada uma delas é estudada sob um determinado prisma, como vamos ver a seguir:
Administrador como estrategista
O mais alto nível de sofisticação na atuação de um administrador é a gestão estratégica. Para chegar a esse nível , o administrator precisa cultivar um pensamento estratégico: precisa pensar globalmente e agir logicamente , mirar para o futuro, articular, interagir, envolver, convergir, inovar e ter excelência no seu desempenho e ter resultados concretos . Para conseguir tudo isso o administrador precisa conhecer as características da estratégia organizacional.
Característica da estratégia organizacional
A estratégia organizacional apresenta 4 aspectos básicos:
1. A estratégia lida com o ambiente: o contexto de ambiental é complexo, dinâmico, evanescente, mutável e sempre em constante mudança. O ambiente é onde estão situados os mercados, a indústria o foco do negocio, onde ocorre todas as negociações, e é composto pelos clientes e consumidores, agencias reguladoras e todo um complexo de organizações envidas em um negocio, onde são tomadas as decisões e ações de maneira para