Tenta O E Prova O Estudo Para Escola B Blica
Infelizmente muitos cristãos não sabem discernir quando estão passando por provações e quando estão sofrendo tentações.
O apóstolo começa assim: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” (v. 12). Esta palavra corresponde ao termo hebraico ashrê, e indica felicidade, alegria. Para Tiago, a provação é uma bênção que o cristão não pode renegar. A palavra grega para provação é pirasmos, que pode ser traduzida também como tentação.
Mas há uma diferença entre provação e tentação.
A provação é uma ação divina, em que Deus permite que passemos por momentos difíceis e que visa o nosso melhoramento. Esta ação divina pode ser vista com clareza nas Escrituras. Por exemplo, a Bíblia diz que Deus colocou Abraão à prova pedindo seu filho em sacrifício (Gênesis 22:1). Jó questiona porque o homem é posto à prova, se para Deus este não é nada (Jó 7:17,18). Paulo ressalta o amor das igrejas da Macedônia, apesar de estarem passando grandes provas e tribulações (II Coríntios 8:2). E o escritor aos Hebreus ressalta a fé de Abraão e de outros que sofreram provas e foram aprovados por Deus (Hebreus 11:17,36).
A Bíblia nos mostra a tentação como uma prova, um teste no sentido irrestrito, em que a pessoa e avaliada e suas qualidades são postas à prova. Mesmo sabendo que esta é uma ação de Satanás tentando desestabilizar os homens, sabemos que ele só age mediante permissão divina. Ou seja. Deus pode permitir que sejamos tentados, tendo cm vista uma ação que nos beneficiará.
Então Deus seria também um tentador?
A resposta é não! Tiago nos diz: “Quando alguém for tentado, não diga: ‘Esta tentação vem de Deus*. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta a ninguém.” (Tg. 1:13). Devemos entender que Satanás não age sem permissão de Deus. Quem é o Senhor de todas as coisas no Universo é Deus e mais ninguém. Basta ler o início da história de