Tensão Superficial
Ao se aplicar uma força normal à superfície do líquido, este tende a aumentar de área, porém, têm-se a impressão de que a superfície do líquido é constituída de uma membrana a qual impede este aumento de área. O efeito desta "membrana" é consequência direta das forças de atração para o interior do líquido, chamadas forças de Van Der Waals, e que são sentidas pelas moléculas da superfície. A esta força que se opõe ao aumento da área do líquido foi dado o nome de tensão superficial. Assim, quanto maiores a força de coesão entre as moléculas de um líquido, maior será a sua tensão superficial.
A tensão superficial pode ser determinada mediante o método estático da Ascensão Capilar. Ao introduzir um tubo capilar em um líquido, haverá ascensão do mesmo. A força que sustenta a coluna líquida é proporcional a tensão superficial do líquido, dando assim a possibilidade de determiná-la. Infelizmente este método apresenta erros experimentais superiores a 20%, porém é fácil de ser realizado por não requerer instrumentação específica.
2. OBJETIVO
Determinar as alturas de nove líquidos distintos no interior do tubo capilar à 25⁰C, e em seguida do etanol e da água à 40⁰C.
3. ESQUEMA DE APARELHAGEM
9 Picnômetros com líquidos diferentes
9 rolhas sendo que cada uma introduzida em um picnômetro
9 capilares sendo cada um introduzido na rolha
1 pêra
1 régua centimetrada
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com as soluções previamente preparadas e dispostas na bancada, à temperatura ambiente (25⁰C), com o auxílio de um pipetador injetou-se ar no tubo capilar e utilizando uma régua milimetrada foram medidas as alturas de 9 líquidos distintos, mergulhando 1 cm do capilar dentro dos mesmos. Após isso, foram determinadas as alturas do etanol e da água à 40⁰C, adotando o mesmo procedimento. Todo o experimento foi realizado em triplicata seguindo o esquema da figura 01.
Figura 01: Esquematização para o método estático de Ascensão Capilar
REFERÊNCIA: