TENSÃO SUPERFICIAL E LIPIDIOS
DISCENTES: KARLA G.; LETÍCIA S.; MARIA FERNANDA P.; SONORA D. E THIAGO R.
DOCENTE: HÉLIDA NOBRE.
CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA – 3º ANO.
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA.
TENSÃO SUPERFICIAL E LIPÍDIOS
ABRIL – 2014
RESUMO
No relatório a seguir abrange, principalmente sobre a tensão superficial do leite com gotas de detergentes que poderá ser visível, pelos corantes utilizados, pois o leite e o corante não se misturam com tanta facilidade, devido a sua polaridade. Ao adicionar o detergente, sua parte polar se mistura com o corante e sua parte apolar com o leite.
PALAVRAS-CHAVE: Detergente; leite; lipídios; tensão superficial; moléculas apolares e polares.
ABSTRACT
In the following report covers mainly on surface tension of milk with drops of detergent that may be visible by the dyes used as milk and dye do not mix so easily due to its polarity. By adding detergent, a polar part is mixed with the dye and a nonpolar part with milk.
KEYWORDS: Detergent; milk; lipids; surface tension; nonpolar and polar molecules.
1. INTRODUÇÃO
Os tensoativos são responsáveis pela característica mais importante e desejada em um detergente: a capacidade de remoção das sujeiras. Este fato é possível devido a sua estrutura, que possui uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica. Eles reduzem a tensão superficial da água, permitindo que a sujeira possa ser removida facilmente através da formação de micelas. Numa micela, a extremidade apolar do tensoativo fica voltada paro o centro, interagindo com o óleo (ou substâncias hidrofóbicas), enquanto a extremidade polar fica para fora (interagindo com a água). Podemos dizer que as soluções tensoativas formam sistemas dinâmicos onde micelas estão continuamente sendo formadas e destruídas. Essa característica das soluções de detergentes é importante para o processo de remoção das sujeiras, que envolve o deslocamento