Tensão superficial dos líquidos
1. INTRODUÇÃO
1.1. PROBLEMA
1.2. JUSTIFICATIVA
1.3. OBJETIVOS
2. HIPÓTESES
3. EXPERIMENTO
3.1. MATERIAIS UTILIZADOS
3.2. PROCEDIMENTOS
3.3. EXPLICAÇÃO
4. TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA – CURVA DO MENISCO
4.1. CAPILARIDADE
5. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta como tema: Tensão Superficial. Inicialmente mostram-se a definição para este assunto, como ocorre e o porquê disto. E em seguida, é apresentada uma experiência realizada com o intuito de comprovar as afirmações redigidas no decorrer do trabalho.
Tensão superficial é a força que existe na superfície de líquidos em repouso, o que gera uma membrana que impede que os objetos afundem se colocados em cima do líquido.
A tensão superficial está presente em situações interessantes, como quando se coloca cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, pode-se observar que ela pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido, apesar de ser muito mais densa que a água. Outra situação é a gota de água que se forma em uma torneira e mantém sua forma devido à elasticidade na superfície da gota. Em um copo cheio de água, podem-se acrescentar pequenos objetos sem que a água transborde. Isto ocorre porque a superfície da água comporta-se elasticamente, devido à força que se exerce contra eles.
1.1. Problema
Ao ver uma aranha sobre a água, surge o questionamento: Como ela consegue permanecer naquele ambiente sem afundar? Surge neste momento à necessidade de responder esta questão.
1.2. Justificativa
Após o questionamento já apresentado, surgiu a ideia de pesquisa para o presente trabalho, sanando assim a curiosidade e trazendo o conhecimento científico pelo tema apresentado ao envolvido na pesquisa e a todos que usufruirão.
1.3. Objetivos
Com este trabalho, pode-se ter o objetivo de compreender como objetos flutuam sob a água, sem que afundem. Pergunta a qual foi a maior questão do