Tensão de cisalhamento
Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
Alunos: Anderson Monteiro e Pedro Henrique Neves
TENSÃO DE CISALHAMENTO
A tensão de cisalhamento ou tensão tangencial é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, porem em direções semelhantes no material analisado.
Observando a figura abaixo:
Temos neste caso forças que surgem internamente atuando na seção T chamadas forças cortantes. A distribuição das tensões de cisalhamento não pode ser assumida como uniforme já que esta distribuição varia de zero na superfície da barra até um valor máximo no centro do corpo.
Exemplo: Duas placas tectônicas, uma para cima ou para baixo e a outra imóvel, ambas paralelas. Mas este exemplo não é utilizado em Tensão de corte, é apenas um exemplo para melhor entendimento, e isso também não ocorre na natureza (As placas movimentam-se sempre em outra direção, adicionalmente e raramente estão paralelas).
Corte de materiais por cisalhamento:
Podemos realizar o corte por cisalhamento colocando uma chapa ou material a ser cortado entre duas facas de corte. A faca inferior é fixa e a superior é dotada de movimento ascendente/descendente. O esforço cortante é produzido pelo movimento descendente da faca superior que, ao penetrar no material a ser cortado, cria uma zona de deformação e o corte por cisalhamento.
Tensão Cortante Média τ - Tensão cortante Média
F – Força cortante total
A – Área cortante: é a área projetada da superfície cortante .
Exemplo: Considere as tensões chamadas de 1. A área projetada em que elas agem é um retângulo com uma altura igual à espessura da junta e uma largura igual ao diâmetro do parafuso. A força cortante representada pelas tensões chamadas de 1 é
P/2.
Cisalhamento simples ou direto
O cisalhamento é provocado pela ação direta da carga aplicada F. Ocorre frequentemente em vários tipos de acoplamentos simples que usam