tensão de cisalhamento
FACULDADE INTEGRADA DO NORTE DE MINAS – FUNORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
TENSÃO CISALHANTE
DIOGO
KAIQUE BATISTA
JOSE BONIFACIO
MANOEL JOSE VELOSO
RODRIGO PENA
RAYANE TORRES
MONTES CLAROS – MG
28-05-2014
Introdução
Diante deste trabalho viemos demonstrar as formas de cisalhamento que podem ocorrer diante de diversas situações na engenharia civil, como o cisalhamento em lajes alveolares, em estruturas de concreto armado cisalhamento em solos. Qualquer obra de engenharia que envolve conhecimentos geotécnicos deve necessariamente responder a pergunta, pode ocorrer a ruptura? Para respondê-la, deve-se equacionar diversas solicitações envolvidas na obra e verificar se o solo resiste a estas solicitações, em questão as lajes alveolares. São vários os fatores que influenciam na resistência ao cisalhamento de lajes alveolares protendidas, como, por exemplo, a geometria dos alvéolos. Porém, o fator mais importante é a resistência à tração do concreto. O cisalhamento em concreto armado que se divide em três fases distintas que serão ditas ao decorrer do trabalho
Tensão
A tensão que nos referimos ao estudar a resistência dos materiais é a tensão mecânica, e se refere à distribuição de forças por unidade de área em torno de um ponto dentro de um corpo material. A tensão aqui citada é uma medida da intensidade das forças internas agindo entre as partículas de uma seção transversal no interior de um corpo. Estas forças surgem em reação às forças externas aplicadas ao corpo.
Como a tensão é definida por força/área possui a mesma unidade de medita (SI) que a pressão, ou seja, o pascal (símbolo Pa).
1 Pa = 1 N/m2 ( newton por metro quadrado )
1 Pa = 0,1 Kgf/m2 ( 0,10197 quilograma-força por metro quadrado )
Tensão de