Tenicas de negociação
Ciências Contábeis – 1° semestre 2012
ATPS – Atividade Prática Supervisionada
Técnicas de Negociação
Orientador: Prof. Valdimir Dewes
Acadêmicos: Catiane A. Derkoski – RA: 4262838756 Tatiele R. Vitali – RA: 4437857884 Roberto L. Souza – RA: 3715658840 Elayne V. Alves – RA: 4259752493 Silas Eduardo R. Mariano – RA: 4259834892 Danielly A. de Souza – RA: 4204795193 Ana Rita Paola B. Narciso – RA: 4259834767
O conceito da negociação, o processo e as variáveis básicas O conceito da negociação é uma técnica de resolver atividades difíceis e trabalhosas buscando sempre aceitação de ideia e buscando sempre o melhor resultado e que ambas parte entre em um acordo consciente.
No processo de negociação, alguns ressaltam a importância das variáveis básicas (o uso da informação, do tempo e do poder); outras enfatizam a importância da comunicação; outros ressaltam a busca pelo acordo e a procura por relações duradouras; outros apenas falam em satisfação de necessidades; e outros, por fim, vincula o tema a solução de conflitos.
A negociação, portanto deve ser conceituada como uma somatória de todos esses aspectos, sendo de grande importância para o bom negociador conhecer todos os elementos e saber lidar com elas da melhor forma possível.
Surge, então, a grande vantagem de analisar a negociação como um processo de transformação de entradas em saídas, por meio dessa visão sistêmica, será possível identificar todos os prováveis elementos que gerariam uma negociação ganha-ganha, de acordo com a situação prática vivenciada pela negociação.
As entradas de um sistema podem ser encontradas com diversas termologias: estímulos, influências ou imputs, significando o começo, ou melhor, o início do processo de um sistema.
As saídas de um sistema também podem ser encontradas com diversas terminologias: resposta, consequência, resultados ou outputs. Representam a conclusão do sistema. Em outras palavras, podem ser conceituada como “a