Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade (evandro ghedin)
Nesse texto o autor procura entender que tipo de filosofia da educação esta presente nas diversas tendências que se pode verificar no processo de formação de professores no Brasil. Afinal é preciso saber que tipo de professores esta se formando e assim saber que tipo de pessoas eles formarão, pois subjacente a uma pratica formativa há sempre uma proposta de formação humana.
Para isso, Ghedin apresenta quatro tendências na formação de professores no Brasil e as identifica a partir de seus conceitos centrais que são: saber docente, reflexão sobre a pratica, pesquisa no ensino e competências da formação.
Primeiramente o saber docente, que é aquele saber para ser profissional, ou seja, o que vai caracterizar o professor, como o saber do conteúdo da disciplina, o saber adquirido na pratica, enfim, o saber docente é um conjunto de saberes que possibilita ao professor atuar profissionalmente na área do ensino. Porem, para que esse conjunto de saberes seja utilizado de forma adequada, é necessário que o professor tenha claro que teoria orienta a sua ação.
A reflexão sobre a pratica, talvez o conceito mais importante na formação dos professores, é a necessidade do professor saber dizer por que faz algo do modo como faz, de explicar sua pratica, ou seja, de dar sentido e significado a sua pratica, pois só assim deixaremos de nos tornar e contribuir na formação de sujeitos alienados.
Não a técnica para refletir e para pensar o mundo, a realidade é a nós mesmos, a reflexão é um estado, um modo de ser, um modo permanente de situar-se diante das coisas. A reflexão constitui o elemento que faz e torna o processo significativo e fundamental da formação do professor. (p.10-11)
Pesquisa no ensino, esse conceito se relaciona diretamente com os dois anteriores, pois é através dos saberes do conteúdo e da pratica que o professor já detém, juntamente com a reflexão que ela elabora desses