Tendências pedagógicas
As tendências pedagógicas são teorias que dão sustentação as práticas educativas, ela está dividida em pedagogia liberal (Liberal Tradicional, Liberal Renovada, Liberal Tecnicista) e pedagogia progressista (Libertadora, libertária, crítico social dos conteúdos).
As pedagogias liberais têm como foco atender aos interesses da classe dominante, interesse em manter o “status quo”, são conteudistas, o aluno é um sujeito acrítico e o professor é dono da sala de aula.
As pedagogias progressistas têm como foco contestar o sistema, formar sujeitos críticos, dialogar entre o conteúdo e a realidade do aluno, aula com bastante diálogo, o professor e aluno tem uma relação horizontal, ou seja, de igual para igual.
Pedagogia Tradicional A pedagogia tradicional acredita em um mundo dado, o papel da escola é apresentar ao aluno um mundo pronto com conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos.
Ela visa os conteúdos, o estudante tem preparação moral e intelectual para assumir seu papel na sociedade.
Nesta pedagogia o professor é a autoridade maior, o que ele diz em sala de aula é ordem, ele é também a figura responsável por transmitir os conteúdos.
O aluno não tem a capacidade de aprender sozinho, além disso esta pedagogia utiliza o método da repetição para memorização e aprendizagem.
Nas escolas adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.
Pedagogia Renovada
É vista como uma oposição sistemática à pedagogia tradicional, nesta pedagogia o aluno passa a ser visto como um ser livre com a possibilidade de manifestar interesse pelos conteúdos, ou seja, ele tem autonomia sobre seu processo de aprendizagem, é ele quem busca seu próprio conhecimento.
O professor apenas cria condições facilitando e fazendo com que a aprendizagem do aluno aconteça, portanto ele é um auxiliador.
É função do aluno buscar soluções para os problemas e criar relações que o apoiem em suas necessidades.
Esta pedagogia é chamada também de escola nova e