Tendências no design
6.1. Elementos do design
O design será percebido pelos usuários de determinados ambientes segundo uma percepção visual e segundo a impressão visual. A primeira está relacionada com o desejo do profissional de transmitir algo através do uso específico de determinadas formas, materiais, cores, entre outros. A segunda está relacionada com o modo como o design será sentido pelo usuário, ou seja, se o mesmo favorece a introspecção, concentração, euforia, comemoração, etc.
¨Chamamos de design a arte de combinar formas, linhas, texturas, luzes e cores para criar um espaço ou objeto que satisfaça três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais¨. (Fonte: Guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais, Miriam Gurgel).
6.1.2. Espaço
Área compreendida entre as paredes, o piso e o teto de determinado ambiente no qual serão realizados projetos para eventos diversos. Na maior parte dos projetos, o espaço total de que dispomos para projetar deverá ser setorizado, conforme mostra as plantas de uma loja de roupas abaixo:
Térreo
1. Acesso/ 2. Salão de vendas/ 3. Caixa/ 4. Provadores/ 5. Copa
Pavimento superior
1. Salão de vendas/ 2. Estoque
Arkitito- Loja em São Paulo-SP
Fonte: Arcoweb.com.br
Térreo 2. Acesso/ 2. Salão de vendas/ 3. Caixa/ 4. Provadores/ 5. Copa
A partir do organograma de uma empresa fica clara a organização de seus setores, quais deverão estar localizados próximos entre si e quais poderão ficar afastados. Uma vez setorizado poderemos identificar quais são os espaços específicos necessários para cada atividade prevista.
6.1.3. Forma e contorno
Retilínea
Angular
Curva
Formas
Retilínea
É a mais simples e estável, pode transmitir uma sensação de privacidade dependendo da composição dos elementos arquitetônicos.
As linhas são