TENDÊNCIAS NA TEORIA E PRÁTICA DO MARKETING
GABRIELA CARDOSO
TENDÊNCIAS NA TEORIA E PRÁTICA DO MARKETING
De “produzir e vender” para “perceber e responder”: O novo perfil do consumidor exigiu que as empresas redesenhassem estratégias, ou seja, a satisfação do cliente depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador. Havendo então essa mudança de produzir-e-vender para perceber-e-responder. Com isso, os negócios em geral passaram por transformações, procurando satisfazer às necessidades dos clientes da maneira mais conveniente possível, fazendo uso de novas ferramentas que possibilitem a captação e a manutenção do cliente, mas podemos citar como exemplo as empresas de telefonia, que vão se moldando conforme as necessidades atuais dos seus consumidores.
Do foco na atração de clientes para o foco na retenção de clientes: A satisfação do consumidor é a chave para sua retenção. Quando um consumidor está totalmente satisfeito, são mais propensos a serem fiéis, a tornarem-se defensores da empresa, são menos propensos a explorarem outros fornecedores e migrarem para a concorrência. Além de serem mais predispostos a difundir de forma positiva informações da empresa e de seus produtos. Como exemplo podemos citar as concessionárias de veículos, que incrementam as suas ações de retenção de cliente, oferecendo maiores benefícios, que podem ir desde acessórios para os carros, garantias, seguro e os que já são oferecidos para novos clientes. Pois só uma boa receptividade e a oferta para consumo de novos produtos e serviços não é suficiente para conservar o relacionamento com os clientes, ou seja, ele fica na empresa enquanto esta lhe proporciona benefícios, no qual ele não receberia se fosse para outra empresa.
Da busca de participação no mercado para a busca de participação nas compras do cliente: Não há linha divisória entre marketing e vendas, pois o próprio processo de compra e venda é um processo de marketing, ou de outra