Tendências da Educação Psicomotora Sob o Enfoque Walloniano
RESUMO
Henri Wallon, ao abordar a questão psicomotora das crianças trouxe conteúdos de grande importância para a ciência psicomotora pois afirmava que a motricidade era a base da emoção e da razão. Há duas formar de intervir na psicomotricidade, a primeira é a terapêutica onde encontramos a reeducação, terapia ou clinica psicomotora, a segunda é a educativa que é considerada preventiva por se refere a educação psicomotora, comum entre crianças em fase escolar .
Ao se referir a educação psicomotora o autor não se restringe apenas ao saber escolar, mas também ao saber em relação aos seus aspectos motores, nas questões de expressão, organização, relação, realização e criação das atividades humanas. Essa pratica tem grande importância por ser coadjuvante das aprendizagens escolares da criança como uma prevenção também de saúde mental.
O autor foca que para a aplicação da educação psicomotora, também conhecida como psicomotricidade, é preciso atenção e foco, para que essa não se torne uma prática desregulada. Essa educação se refere aos conhecimentos do mundo exterior e interior.
O desenvolvimento se da em estágios a partir de uma construção progressiva que se da na inter-relação entre o individuo e o meio. O autor afirma que para se conhecer o “eu” é preciso da tríade, o movimento, a afetividade e a inteligência.
A partir de seus estudos, Wallon separa o desenvolvimento em etapas: vida intra-uterina, nascimento, tônico-emocional, sensitivo-motor, fase projetiva, personalística, escolar ou categorial e puberdade e adolescência. Em relação ao eu e o mundo, há uma constante