TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO
TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO
“Os Efeitos da Globalização no Mundo Atual, a Competitividade do Mercado Externo com o Interno no Brasil.”.
“Tendência: Qualidade Total”
Alunos: A r C D
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Administração Geral
Professor:
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS 3
2.1 A GLOBALIZAÇÃO COMO FÁBULA 3
2.2 OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO INTERNO GLOBAL 3
2.3. EMPRESAS BRASILEIRAS E O DESAFIO DA COMPETITIVIDADE COM AS ESTRANGEIRAS 4
2.4. A GLOBALIZAÇÃO EM UM NOVO MUNDO 5
3. TENDÊNCIA: QUALIDADE TOTAL 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde as mudanças em aspecto constante. Drucker utilizava a expressão era de descontinuidade para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas.
Tendências da administração no Brasil e no Mundo, em um contexto globalizado e competitivo[...], que busca a técnica de qualidade total usando métodos para melhorar os processos produtivos das organizações para que a sobrevivência da empresa seja garantida pois a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e agora é um requisito para todas as empresas que desejam se manter vivas no mercado globalizado de hoje.
O termo “global” apareceu originalmente nas grandes escolas norte-americanas de administração de empresas nos anos oitenta e foi popularizado através dos livros e artigos de consultores de estratégia e marketing. Em princípio difundido na mídia, rapidamente foi absorvido pelos adeptos do discurso neoliberal, então dominante.