Tendências Contemporâneas
Nos anos 60 a cultura brasileira passava por um momento de euforia, porém após o golpe militar, artistas foram censurados, e muitos até exilados. A música, poesia e prosa com uso de ironia e humor tornou-se uma forma de driblar o governo militar. Hoje, a forma de literatura tem por base a informação, a igualdade e liberdade de expressão, tendo a internet como principal espaço de divulgação.
PALAVRAS - CHAVE: Informação; política; centros urbanos.
INTRODUÇÃO
Esse estudo tem por objetivo analisar o período Contemporâneo na Literatura Brasileira, mais precisamente da década de 60 aos dias atuais, tendo por objetivo relacionar o contexto histórico e suas manifestações literárias. Como as movimentações artísticas se comportaram durante a Ditadura militar? Como são classificados os tipos literários da atualidade? Como a literatura é encontrada na “era da internet”?
1. FATOS HISTÓRICOS
A cultura brasileira vivia em um período de desenvolvimento tecnológico e industrial, porém, nesta época ocorreram várias crises no campo político e social.
Os anos 60 foram repletos de alegria, tanto na política quanto na economia, com grandes reflexos culturais: Cinema Novo, Bossa Nova, teatro de Arena, a Televisão, e as Vanguardas.
O fim dessa alegria foi colocado pela crise, após a renúncia de Jânio Quadros, e pelo golpe militar, que derrubou João Goulart, deixando apenas a censura e o medo no país (jornais, revistas, filmes, músicas censurados; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos; fechamento do Congresso).
Em 1970, a conquista do tricampeonato mundial de futebol, foi acumulada pelo regime militar, e uma onda de otimismo nacionalista espalhou-se por todo o país, fazendo adormecer a consciência da maioria do povo por um bom período de tempo.
Em 1979, sancionar a lei da anistia foi um dos primeiros atos do presidente Figueiredo, que permitia a volta dos exilados. Esse ato fez a esperança renascer nos que discordavam da política