Tendência Progressista
Enfoca o trabalho desgastante da professora , pois mudar conceitos e valores numa sociedade onde se está impregnado de pensamentos negativos exige-se amor, paciência e perseverança.
Ao apresentar-se na escola para lecionar, a professora apresenta sua proposta de trabalho explicando a diretora do colégio,como poderia influenciar seus alunos a terem outra visão da vida.E que ao optar pelo magistério, usaria métodos interativos e contribuiria para que os seus alunos não chegassem no futuro, a encararem um banco de tribunal, como réus.
Ao deparar-se com a turma no primeiro dia de aula, a professora foi bem receptiva, agradável,e observadora. Tanto, que sentiu se receosa ao observar uma das alunas com um aparelho rastreador nos pés. A professora não se intimidou mediante a recepção dos alunos, que não foi nada agradável. Mas, estratégicamente reverteu a situação.
A professora encontrou dificuldades em lidar com a direção escolar,mas não confrontou os seus superiores , diante das dificuldades. Também não agiu passivamente diante do desinteresse das autoridades escolares em relação aos alunos. Esse fato a impulsionou a tomar uma atitude mais séria. Exemplo: sair de sua zona de conforto em favor de seus alunos e ideais. Buscou apoio das autoridades superiores,da qual seus superiores eram eram submetidos.
A professora não teve uma atitude antiética, pois antes de buscar esse apoio conversou e solicitou ajuda a direção da escola, sem ter um retorno desejado.
Em um determinado momento, a personagem Eva questiona a professora.“O que você faz aqui dentro que pode mudar a minha vida”?
Eva queria ver atitudes por parte da professora e não apenas aplicações teóricas.O professor (a) não deve ter apenas a