Tendência Progressista Libertadora
Tendência Progressista Libertadora Esta tendência propõe questionar a realidade das relações sociais e políticas através de temas geradores, não de conteúdos sistematizados os métodos aplicados em sala de aula convergem para grupos de discussão. A estes grupos cabem autogerir seu processo de aprendizagem, determinando o conteúdo e a dinâmica das atividades. Temas importantes e fundamentais são abordados tais como a manifestação da Prática Pedagógica que teve sua primeira abordagem no movimento de Cultura Popular no Recife (1964). Papel da Escola na formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade. Temas também como a real função da Avaliação, Relação Professor e aluno, Técnicas de Ensino como formação de Grupos de discussões, debates, entrevistas. "temas geradores” métodos de Ensino.
O texto aborda e forma expressiva e esclarecedora dos temas nos levando a questionamentos importantes sobre a Tendência Progressista Libertadora e fundamentos importantes sobre a teoria da educação.
Tendência Progressista Libertadora
Tendência: Tender, vontade natural, que se reflete no comportamento do indivíduo, com a sua ou não consciência.
Progressista: pessoa que tem idéias políticas e sociais avançadas.
Libertadora: Partidário da liberdade absoluta, da anarquia: teorias libertárias. Pedagogia Progressista - Tendência Libertadora
Manifestação da Prática Pedagógica • Primeira experiência: Movimento de Cultura Popular no Recife (1964).
• Projeto de Educação de Adultos:
Círculo de cultura; centro de cultura.
Papel da Escola Formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade.
Problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e com os outros homens, visando a transformação social.
Função da Avaliação • Prática emancipadora.
• Desenvolvimento e progresso do grupo a partir de um programa definido coletivamente com o grupo.
• Prática