Tendência pedagógicas.
O papel do professor na sala de aula é fazer com que o aluno desenvolva suas habilidades, adquira métodos de raciocínios próprios, fazendo comparações entre fatos e acontecimentos.
O papel do ensino, e, portanto, do professor é mediar à relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo, para a construção de sua aprendizagem.
É certo que a maioria dos professores tem o principal objetivo de conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Por mais limitações que o professor possa ter, mesmo falta de tempo para preparar aulas, quando entra na sua sala de aula, ele tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom ensino.
Há diversos tipos de professores, os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempre igual independente da idade e das características individuais do aluno.
Pode até serem que essas práticas de passar a matéria, darem exercícios e depois cobrar o conteúdo na prova deem alguns resultados. O mais comum, no entanto, é memorizar o que o professor fala decorar a matéria e mecanizar fórmulas, definições. Essa aprendizagem pode ser chamada de mecânica, não é duradoura. O aluno com uma aprendizagem de qualidade é aquele que desenvolve raciocínio próprio, que faz relações entre um conceito e outro, que sebe aplicar ideias com suas próprias palavras.
Os professores que se julgam mais atualizados são aqueles que variam bastante os métodos de ensino. Preocupam-se mais com as diferenças sociais e individuais dos alunos, costumam fazer trabalhos em grupos ou estudo dirigido, tentam usar mais diálogos ou são mais amorosos no relacionamento com os alunos. A forma de trabalho didático é, sem dúvida, bem mais acertada que a tradicional.
Mesmo utilizando técnicas ativas, e respeitando mais o aluno, fica a atividade pela atividade, sem considerar que a aprendizagem significa a elaboração dos conhecimentos