Tendência para banco de dados
1 INTRODUÇÃO
Os tipos de dados e informações de que os administradores necessitam se modificam à medida que os processos empresariais mudam. Além das evoluções tecnológicas voltadas para banco de dados é importante notar que os avanços de outras áreas também influenciam o mundo de banco de dados. Como exemplo pode-se citar as diversas aplicações da chamada Web, os constantes avanços em hardware e as melhorias nos processos de desenvolvimento de sistemas.
1 BANCO DE DADOS
Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Entende-se por dado, toda a informação que pode ser armazenada e que apresenta algum significado implícito dentro do contexto ao qual ele se aplica. Usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), exemplo: Access, DB2, Oracle. Algumas características deste: integridade, restrições, segurança/privacidade, restauração, reorganização e eficiência. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
Banco de dados é o método preferido de armazenamento para aplicações multiusuárias grandes onde a coordenação entre muitos usuários é necessária. Até mesmo usuários individuais os acham convenientes, entretanto, muitos programas de correio eletrônico e os organizadores pessoais estão baseados em banco de dados.
2 TENDÊNCIAS EM BANCO DE DADOS
Há inúmeras tendências emergentes no desenvolvimento e uso de bancos de dados e sistemas de gerenciamento de bancos de dados que satisfarão às necessidades dos administradores, permitindo às organizações a colocação de dados em locais diferentes, o uso da abordagem orientada para o objeto no desenvolvimento e uso dos sistemas de gerenciamento de banco de dados, e a procura e uso de dados não estruturados, como gráficos e vídeo.
Algumas ideias já existem de alguma forma nos produtos atuais, outras estão encaminhando para a implementação e algumas são ideias teóricas que talvez não