Tendência liberal renovada progressivista
Segundo Libâneo (1994), a Pedagogia Renovada surge no velho mundo no final do século XIX, em meados de 1920, como contraposição à Pedagogia Tradicional. Várias correntes e variantes podem ser associadas à Pedagogia Renovada, todas elas incluindo elementos de uma pedagogia ativa. Entre as várias correntes destaca-se a linha progressivista, baseada na teoria de John Dewey. Seus precursores além de John Dewey foram também William Kilpatrick, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Paschoal Leme.
John Dewey foi um filósofo e pedagogo norte-americano. É reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo, um pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da educação progressiva norte-americana durante a primeira metade do século XX
Anísio Teixeira foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova.
Fernando de Azevedo
Paschoal Leme
William Kilpatrick
Tendência liberal renovada no Brasil:
Esta tendência surge no Brasil na década de trinta para o ensino de Educação Infantil e atualmente ainda influencia muitas práticas pedagógicas.O papel da escola nesta tendência é o de ordenar as necessidades individuais do meio social. Com esta adequação as experiências devem satisfazer aos interesses do aluno e as exigências sociais, facilitando a interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas ambientais.
Critério de ensino :
Os conteúdos são elaborados em função de experiência que os educandos vivenciam frente aos desafios e problemáticas de seu dia-a-dia, pois o conhecimento acontece da ação a partir dos interesses e necessidades de cada um deles.
Para Piaget é uma tomada de consciência a aprendizagem por meio da descoberta, é uma auto-aprendizagem, o ambiente torna-se um meio estimulador para compor a estrutura cognitiva