tendencias progressistas
O telefone é um aparelho muito comum utilizado nos dias de hoje, desde o residencial, o comercial até o pessoal (celular). Por meio dele é possível se comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo. No âmbito corporativo é usado para uma infinidade de situações: comprar, vender, buscar informações, fazer reclamações, cobrar, divulgar promoções, entre tantos outros propósitos.
O telefone é bastante utilizado justamente porque facilita o dia a dia das pessoas, pois elas não precisam se deslocar até a empresa para contratar um serviço, até o restaurante para adquirir um lanche, até a farmácia para comprar um remédio, por exemplo. Basta fazer a ligação, realizar o pedido e aguardar a entrega em sua própria casa ou no endereço informado. Do mesmo modo, as empresas utilizam o telefone como canal de comunicação com outras empresas, fornecedores, clientes, funcionários. Em todas essas situações a relação que se estabelece é profissional, diferentemente da comunicação com amigos, familiares e namorados em que a comunicação não necessita seguir os parâmetros formais.
Nosso foco aqui é na comunicação estabelecida entre empresas e pessoas com fins profissionais, cujo canal escolhido para tal comunicação é o telefone. A ligação sempre será de um cliente, independente se é interna ou externa, pois sempre é alguém que depende de um serviço, produto ou informação e espera um resultado. O secretário, na verdade, tem a responsabilidade de atender o cliente, seja pessoalmente, por telefone ou, ainda, virtualmente.
Atendimento ao cliente X atendimento telefônico
Atender o cliente significa identificar as suas necessidades e solucioná-las, ao passo que atender ao telefone significa não deixá-lo tocar por muito tempo, receber a ligação e transferi-la ao setor correspondente. Observe que a diferença é bastante grande. Eu diria mais: profissional de qualquer área ou formação tem capacidade de atender ao
telefone,