tendencias pedagogicas
Libertária: a escola propicia praticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.
Crítico-social: dos conteúdos: a escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
Após a LDB 939496 ficou claro que Professores capacitados fazem toda a diferença na Educação, e que essa capacitação é contínua, já que o mundo e as pessoas vivem em constantes transformações. Nada mais justo que o educador tenha essa noção para que seu conhecimento não fique defasado, e consequentemente seus alunos se tornem indivíduos robotizados, que creem apenas no que seu professor passa em sala de aula ou pior que não tenham senso crítico e por isso não entendam realmente o que acontece ao seu redor ou o por que de algo acontecer. E entender e trabalhar em cima dessas Tendências é um passo importante para essa capacitação do educador, já que elas o auxiliam a agir de acordo com cada situação existente em sala de aula.
O Professor passa por vários estágios em sua carreira, mas o ápice de seu trabalho é quando ele se dispõe realmente a fazer a diferença no seu Trabalho, e se