tendencias pedagogicas
A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista. Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento.
Qual é papel escola?
A escola tem um papel fundamental na formação de indivíduos que se integrem à "máquina social". Para isso, a escola deve moldar o comportamento, organizar o processo de aquisição de habilidades e conhecimentos já historicamente descobertos.Ou seja,formar um indivíduo mecânico,racional e operacional,dirigido para o mercado de trabalho nas empresas de tecnologia. Não se preocupando com as mudanças sociais.
Organização da escola:
A forma de organização política que referenda uma administração mais centralizada e técnica. Esta delimitação se faz necessária para o entendimento do conceito de administração e gestão escolar. A abordagem tecnicista se dá com a concepção de uma administração em que a organização é representada por uma pirâmide, ou seja, uma pessoa lidera e as demais são lideradas. Esta proposta deu bases à administração escolar que atendeu, por exemplo, aos preceitos do governo militar (1964-1985), no Brasil. A tendência tecnicista em educação resulta da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista.
Professor:
A burocratização do ensino foi intensificada, afogando os professores em papéis nos quais deviam ser detalhados os objetivos de cada passo do programa. Houve inferiorizarão das funções do professor, que se tomou simples executor das ordens vindas do setor de planejamento, a cargo de técnicos em educação que, por sua vez, não pisavam em sala de aula. Ou seja ,o professor é um mero fantoche executor do processo,ditado por especialistas