Tendencias design de moda
13/6 – macro e microtendências
20/6 – continuação
27/06 – painel de tendências
04/07 – prova escrita
11/07 – finalização disciplina (pendências de atividades)
Tendência é um termo que os Estudos de
Consumo e Moda pegaram emprestado da Estatística.
Significa: a propensão ou inclinação para desejar e consumir algum objeto ou serviço. Trata-se da força que determina a intenção, a disposição em desejar ou consumir algo. “O conceito de tendência que se generalizou na sociedade contemporânea foi construído com base nas ideias de movimento, mudança, representação do futuro, evolução e sobre critérios quantitativos.”
(Caldas, 2004, p.22)
A noção de tendência está muito ligada a moda pela sua característica marcante da mudança, da obsolescência.
MODA
Principal característica: mudança A moda alastrou-se para todas as esferas da sociedade e da cultura. Assim, a produção ininterrupta de novas modas, tornando as anteriores automaticamente obsoletas, deixou de ser uma característica exclusiva do universo da aparência para tornar-se paradigma dominante da sociedade pósindustrial.
A identificação das tendências tornou-se referência para diversos setores industriais: beleza, design de interiores, design de objetos, tudo aquilo que se pode chamar de indústria o corpo.
Estudar a tendência de comportamento exige a intersecção entre a ciência e a imaginação: observar o presente como se estivesse no futuro, premeditando o consumo. Entender a tendência é, antes de tudo, entender o segmento, sejam tendências políticas, econômicas, agrícolas, de moda ou sociais.
As Macrotendências:
Também chamadas de megatendências ou tendências de futuro; são ideais para pensarmos em projetos de produção que exigem mais maturação como automóveis, imóveis, alguns serviços etc;
As Macrotendências:
são movimentos sociais, correntes socioculturais, portanto, quando olhamos para pequenos grupos