Temática: estratégia socioambiental
Título: Estratégia corporativa ambiental: um estudo de caso numa empresa mineradora. Lucia Santana de Freitas
RESUMO
Dada a relevância das relações entre organizações e meio ambiente e suas implicações para a continuidade do desenvolvimento econômico de maneira sustentável e preservação do equilíbrio ambiental, as organizações necessitam adotar estratégias ambientais que permitam ganhos mútuos entre ambas as partes. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo identificar a estratégia corporativa ambiental de uma empresa do setor de mineração. Quanto à metodologia, a presente pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Foram utilizados dados primários e secundários, os primários foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com os diretores, gerentes e supervisores da empresa, e os dados secundários foram obtidos informações referentes à certificação ambiental da empresa, relatórios, documentos de auditorias, normas e pesquisas na web, ambos foram coletados no período de 01/08/09 a 31/10/09. Como base teórica foi utilizada o modelo proposto por Orsato (2002) sobre posicionamento estratégico ambiental.
Como resultado, tomando como base tal modelo, e, considerando que a empresa em estudo obtém vantagem competitiva em custo e seu foco competitivo centra-se no processo produtivo, pode-se inferir que a estratégia ambiental da empresa é produtividade de recursos.
Palavras-chave: Gestão ambiental, estratégias ambientais, setor de mineração.
CORPORATE ENVIRONMENTAL STRATEGY: A CASE STUDY IN A MINING
COMPANY.
ABSTRACT
Given the importance of relationships between organizations and environment and their implications for continued economic development in a sustainable way and preservation of the environmental balance, the organizations need to adopt environmental strategies that allow mutual gains by both parties. In this