Tempos Modernos
ATIVIDADE – FILME TEMPOS MODERNOS - CHARLES CHAPLIN
Produzido nos Estados Unidos no ano de 1933 pelo cineasta Charles Chaplin, o filme em que o seu personagem “o vagabundo” tenta sobreviver em momento de transformação na linha de produção industrial.
No decorrer do filme, é possível identificar as tentativas da tecnologia na área industrial, da especialização e da mecanização do homem. Também é uma crítica ao trabalho quase escravo, onde os operários tinham que trabalhar de uma forma muito pesada, e que acabavam tendo vários problemas de saúde pela exaustão e rigidez do serviço. Considero uma critica ao ” Taylorismo “, pois seus ideais eram que a administração de empressas fosse vista como uma ciência. Taylor criticava a administração por incentivo, que de um trabalhador por iniciativa própria sugerisse ao superior, ideias para a melhoria de desempenho e lucro da empresa, incentivando o seu superior a dar lhe uma gratificação pelo seu esforço. Esta concepção era muito criticada por Taylor, pois uma vez que se recompense um subordinado por suas ideias, tornarias se dependente do mesmo.
Taylor era conhecido pela sua administração de empresas muito rígida, fazendo uma seleção do operário para um cargo que ele tivesse mais aptidão, e tinha cinco princípios: seleção ou preparo, planejamento, , controle, execução e singularização das funções.
No filme tempos modernos, é possível identificar que os operários trabalhavam exaustivamente, não tinham tempo para descansar e quando paravam para almoçar, logo tinham que voltar a trabalhar. A carga horária era muito alta, os operários trabalhavam a maior parte do dia, e quando estavam em sua jornada de trabalho eram forçados ao extremo, para acompanhar o ritmo pedido pelo patrão. Isso causava sérios danos à saúde dos operários, danos dentro e fora do local de trabalho. Os operários eram quase vistos como máquinas por seus superiores, que aumentavam a velocidade sempre que preciso