Tempos modernos
O filme de charles chaplin, de uma forma bem humorada , mostra a relação desigual de patrão e empregado. Chama a atenção a respeito do tratamento dado a classe trabalhadora.
Uma época em que o capitalismo predominava e com isso a burguesia por sua vez só visavam o lucro para suas empresas com a enorme tendencia a explorar cada vez mais o trabalhador. O empregado na sua posiçao inferior só tinha o direito a obediencia,usar seus instrumentos de trabalho que eram sua força e a velocidade das maos. Os trabalhadores tinham que trabalhar em condiçoes subumanas,cargas horarias abusivas,local de trabalho inseguro pois oferecia risco e muita sujeira, baixos salarios ,os intervalos eram reduzidos,uma verdadeira miseria ,foi sendo assim desde a revolução industrial. Assim eram os burgueses capazes de fazer qualquer coisa, iam atras de inovaçoes onde fizessem os trabalhadores produzirem mais em menor tempo. A intençao era fazer com que o empregado pensasse só em trabalho deixando a margem , alienado.
Enfim, este filme critica os modos de produção capitalista, a ambição dos burgueses e , principalmente , as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores.Esses problemas passados ainda, em parte, se manifestam: no Brasil ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários.
Fonte: