tempos modernos
A revolução industrial não consiste apenas no desenvolvimento de máquinas e técnicas, mas sim, também, no desenvolvimento de filosofias de produção. Antes da revolução industrial tínhamos a produção através de artesãos. Ou seja, uma só pessoa produzia determinada quantidade de peças, entendendo todo o processo de produção e, assim tendo maior possibilidade de sobreviver e ter uma profissão fixa, tendo em vista que as pessoas passariam a procurá-lo caso precisem de serviços do tipo que ele oferece.Nesta época os trabalhadores eram vistos como objetos pois única coisa que realmente importava era o lucro. Os trabalhadores enfrentavam uma carga horaria de trabalho absurda, paraticamente o dobro dos dias de hoje. Podemos perceber tambem no filme, um grande investimento em tecnologia, que esta sempre voltada a buscar inovações para que os trabalhadores produzissem mais, com menor perda de tempo .
A produção artesanal foi substituída pela produção em serie. Com o desenvolvimento de equipamentos, notaram que era possível substituir aquele trabalho artesanal por trabalho nas máquinas, utilizando operários, eliminando os artesãos. Isso foi bom? Por um lado foi, porque agilizou os processos de produção. Você não precisa esperar 1 ano para comprar um par de sapatos. Por outro lado, foi péssimo, porque os operários trabalhavam algo entre 14 e 18 horas diárias. As mulheres recebiam salário menor e as crianças, menos ainda. Não tinham, descanso, entretenimento, não comiam direito e se acumulavam em cortiços, próximos às indústrias.
A produção artesanal foi substituída pela produção em serie,o que criou o contexto perfeito para a aplicação eprimeiras Teorias da Administação,no filme sendo abordado criticamente as principais abordagens do taylorismo.
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição socioeconômica do