tempos modernos
Nos tempos modernos, os processos produtivos se baseavam na parceria, onde cada parte contribuirá como pode. Em algumas organizações os colaboradores são vistos como desenvolvedores de conhecimento.
O processo de Gestão de Pessoas se compõe em varias atividades: descrição e analises de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.
Alguns processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje esta em praticas de organização, onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: pessoas e organizações funcionando como uma equipe.
Os colaboradores, no contexto organização, estão tendo que aprender rapidamente a optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente por esta gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.
Relatórios entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.
De inicio, definição do assunto: Gestão de pessoas – “Conjunto de políticas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)
Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar, era essencial independente se os mesmos sentissem fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante poderia causar. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para a empresa era faturar.
Porém a prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.