Tempos Modernos
INTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CHARLES CHAPLIN - TEMPOS MODERNO
SÃO PAULO
2013
Sandro dos Santos Silva – RA: B739GG-6
CHARLES CHAPLIN
Tempos Modernos
Trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplina do 2º semestre do curso de
Ciências Contábeis da Universidade
Paulista, sob orientação da Profª. Luiz
Carlos
SÃO PAULO
2013
Introdução
É um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
É considerado uma forte critica ao capitalismo, fascismo, imperialismo, nazismo, tudo isso, em um único filme, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
O filme teve início em 1933 e só em 1936 foi terminado, e quando finalmente foi lançado, o cinema mudo já corria riscos de extinção, pois as falas já estavam começando a imperar. Uma mensagem atual e condizente com a nossa era foi transmitida por Chaplin. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, fascismo, imperialismo, nazismo, tudo isso, em um único filme e também como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
O filme Tempos Modernos baseia-se em um trabalhador de uma fábrica que trabalhava em ritmo acelerado em uma linha de produção. Em algumas cenas, ele possui os movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo. Com isso, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.
Sem muita opção, ele vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão. Encontra uma bandeira, que julga ter caído de um caminhão e chama pelo dono, enquanto acena com ela um grupo de militantes surge atrás dele,