Tempos Modernos
Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produção, como no filme são mostradas máquinas, ferramentas, fábricas e transportes, muitas com avanços tecnológicos. Já os objetos de trabalho que são os elementos sobre os quais é aplicado o trabalho humano, tirado da natureza, as matérias primas.
Os salários que os capitalistas pagam para seus empregados homens não são suficientes para sustentar uma família de forma plena, caso fossem, os reduziam para o resto da família integrasse ao mercado de trabalho, dando assim aos capitalistas uma fila de desempregados, gerando um circulo vicioso.
O tempo é outro grande elemento, se não o essencial nesse sistema. Cenas do filme demonstram isso, como quando o operário é cobaia de uma maquina de alimentos, tudo para sua refeição ocorrer mais rápido, economizando tempo, fazendo o trabalhador produzir mais ou quando aparece o capitalista supervisionando o trabalho, para produzir mais em menos tempo.
Outra teoria que se mostra muito presente no filme é sobre as classes sociais, mostrando o verdadeiro cotidiano dos trabalhadores da época. “As classes dominantes sustam-se na exploração do trabalho daquelas que não são proprietários, nem possuidores dos meios de produção” (MARX), situação muito bem representada nas cenas do filme, onde os funcionários da indústria são explorados de várias maneiras sem direito a nada. Mas quando esses trabalhadores, base da pirâmide, vão às ruas em busca de reivindicações de um trabalho mais junto, ocorrendo as greves que modificam diversas questões sociais, culturais e politicas. “A classe explorada constitui-se assim no mais potente agente de