Tempos Modernos
Diante do que foi abordado no filme Tempos Moderno, o filme relata a história do crescimento das indústrias, das dificuldades encontradas pelos trabalhadores para se adaptar com a máquina e da situação da sociedade.
Os tratamentos dos operários eram muitos rígidos visando apenas aumentar a produtividade, pois as tarefas eram muito rápidas e eles mal tinham tempo para comer e o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes não cobria o preço de necessidades básicas. A exploração era grande e eles faziam de tudo para que a produção aumentasse, ou seja, faziam o mesmo procedimento inúmeras vezes em uma sequência de tempo considerável; o trabalhador se especializava em uma só função, assim o produto sairia com melhor qualidade em menor tempo aumentando a produtividade.
O filme conta a historia também de um operário chamado Chaplin e esse operário era empregado em uma grande fabrica. Ele desempenhava um trabalho reprodutivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos ele acaba perdendo a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo que se parece com os parafusos. O filme também mostra a troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde poderiam reduzir o número de funcionários e com essa troca diminuiria também o tempo de fabricação e o valor gasto. Não era fácil se recolocar no mercado. Em cada lugar se viam mais e mais pessoas procurando emprego e muitos deles tendo que se acomodar em cargos que não condiziam com suas habilidades, afinal de contas, tinham que sobreviver e a maioria deles tinham famílias enormes para sustentar.
O filme Tempos Modernos mostra claramente que as maquinas de trabalho tinham mais valor que o ser humano A organização era vista como uma máquina e o homem era apenas so uma peça do mesmo.