tempos modernos
1-) O que focaliza o filme Tempos Modernos?
O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias.
Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
2-) Qual era a realidade dos EUA entre os anos de 1929 e
1933?
A vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levou grande parte da população ao desemprego e à fome.
O comércio e as fábricas controlavam a economia, logo precisava ter uma sociedade consumista, mas também uma que se destinasse a fazer o trabalho braçal, as classes mais baixas. Por conta da tecnologia, o homem que foi tragado pela máquina representa bem mais, nos diz que o homem é absorvido pela tecnologia por completo.
3-) O que podemos utilizar do filme para explicar as Teorias de
Taylor?
Podemos utilizar a característica da produção com base no sistema de linha de montagem e especialização de trabalho, ou seja, cada funcionário era responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa, como conhecida, deve ser feita no menor tempo possível. Também podemos fazer uma comparação com uma análise do trabalho realizado pelos operários e desenvolveu um estudo dos tempos e movimentos, que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho do operário e a fixação de tempos padrões para a execução de cada tarefa. Estabelece que toda a operação fabril pode e