Tempos Modernos
A palavra trabalho não é tão bela como alguns a consideram; e consideram tanto que chegam a dizer: “Meu nome é trabalho!” A palavra trabalho é originária do latim TR palium, nome dado a um instrumento de tortura que era utilizado para empalar prisioneiros de guerra e os escravos fugitivos. Em sua própria terminologia, a palavra trabalho carrega em si mesma, uma carga de esforço e desprazer; fato que é compreendido em qualquer sociedade onde predominava o trabalho forçado e que atividades produtivas eram desprezadas e feitas somente por escravos, como na Grécia e Roma antigas, ficando para os livres a execução de funções intelectuais relacionadas às ciências e à parte artística.
Podemos dizer que o trabalho é uma ação que o homem faz com vistas a transformar com plena conciência, a natureza. A origem do trabalho sempre esteve na necessidade da humanidade satisfazer todas as suas necessidades prioritárias, bem como, as suas necessidades supérfluas. Resumindo: trabalhar é produzir riqueza e isso é necessário, uma vez que, temos vários os mais variados modos de produção: o modo primitivo, o escravagista, o feudal, o capitalista e, nas experiências socialistas. A única mudança notada é a forma de produção; a tecnologia utilizada e a relação entre o produtor do objeto e o que se torna proprietário do que foi produzido, que vai variar conforme a forma de organização da população.
É fato comprovado: nenhuma sociedade vive sem trabalho. Até mesmos a sua relação com a natureza tem tudo a ver com o seu trabalho. O trabalho transforma a natureza; às vezes para melhor, às vezes para pior.O desenvolvimento do corpo, do cérebro, da fala e do relacionamento entre os homens tem sua origem no trabalho. Segundo Engels, o trabalho criou o homem e homem criou o trabalho; ação esta, totalmente humana, pois concientemente e não intuitivamente, pois antes da produção de um objeto, necessário se faz ao trabalhador