Tempos Modernos
REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS
Cristiano Quintela Palorca*
Luciana de Jesus Umbelino Araujo**
1
Orientadora: Marisa Gomes da Costa
Resumo: Este artigo apresentará o impacto que a Redução ao Valor Recuperável de Ativos causa em demonstrativos contábeis e indicadores financeiros e econômicos, e demonstrará a importância do seu reconhecimento para os sócios e gestores de entidades e demais usuários da contabilidade.
Trata-se de uma abordagem para dissertar sobre o conceito teórico informando os tópicos que devem ser compreendidos para um bom entendimento ao tema, focando-se nos ativos imobilizados.
Demonstrará também, a forma que a perda por desvalorização deve ser contabilizada e calculada, através de estudo de pesquisas em materiais já publicados e exemplificando o tema abordado através de um estudo de caso fictício de uma empresa juridicamente denominada Limitada, “Ltda,” e optante pelo Lucro Presumido.
Ao final deste artigo, conclui-se que o impairment a principio apresenta uma desvantagem financeira, mas ao analisar detalhadamente seus impactos, pode-se perceber benefícios na área gerencial das entidades, sendo útil para que os gestores de empresas possam tomar decisões estratégicas e obter lucratividade para sua companhia, demonstrando a recuperabilidade de seus ativos e tornando seus demonstrativos mais adequados ao valor de mercado, compreensíveis e objetivos aos seus possíveis interessados.
Palavras Chaves: impairment, perda por recuperabilidade, imobilizado.
1. Introdução
A cada dia que passa as relações internacionais ficam mais estreitas e ao longo dos últimos anos, países emergentes vêm cada vez mais participando do cenário econômico internacional, enquanto os países de primeiro mundo investem cada vez mais em atividades dos países emergentes. Portanto padronizar os balanços tem se tornado uma das metas da contabilidade atual. Por sua vez, a contabilidade brasileira caminha para convergência com padrões