Tempos modernos
Nas Primeiras cenas do filme as pessoas são comparados a animais em grande numero se esbarrando com muita confusão e pressa. Isto foi de muita ousadia!
Com a revolução industrial, começou a produção em grande escala. Logo mais vemos diversos operários trabalhando sem parar, até ele mesmo era estimulado a trabalhar sem ao menos ter alguns minutos para desfrutar de algum prazer como o cigarro, produzir cada vez mais e mais era o seu fardo. Chaplin mostra de uma forma engraçada que o Chefe podia ver tudo, cada pequeno pedaço da fábrica logo a produção nunca poderia parar, opressão é a palavra certa para caracterizar estas cenas na fabrica. Quando Chaplin é engolido pelas maquinas podemos entender de duas formas:
A primeira seria a falta de segurança no ambiente de trabalho, afinal o que importava mesmo era a produção, levava os trabalhadores a ficarem doentes, de tanto trabalhar. Caso ‘’faltasse’’ um operário, estamos em crise tenho muitas opções para contratar., A saúde do trabalhador era o que menos importava, ele era visto apenas como um número.
Logo a segunda opção mostra o nível que opressão acaba engolindo nosso personagem, que em seguida ele enlouquece temporariamente com movimento repetitivos e alienados.
O mercado de trabalho aumenta, aonde vem a busca pela a qualificação, e começa a surgir os primeiros desempregos.
Mais adiante Chaplin se depara com a fase do desemprego, começam a surgir novas lideranças, onde eles eram