tempos modernos
Charles Chaplin
OPINIÃO CRÍTICA
Um excelente filme que retrata com a realidade de uma época, um registro de momento da história recente. O filme exprime as diversas realidade de se contrapondo em momento de mudança de cultura na economia munidal. Com o advento da industrialização, a necessidade de produzir com baixos custos, etc. Processo necessário e inrreversível.
Tempos Modernos satiriza a industrialização, utilizando cenas de sofrimento mostra a sociedade americana pós crise de Wal Street (1929), num constante movimento de máquinas, homens e Estado (representado pela força policial) buscando a adequação social, isso os coloca em inevitável conflito.
Podemos encontrar um paralelo entre a época do filme “Tempos Modernos” e nossa época, agora temos o advento da “Tecnologia Moderna”, a Informática, a Robótica, a Globalização. Mudanças impostas e que são inrreversíveis. Inevitavelmente surgem grupos de pessoas para contrapor aos males e consequências que negavelmente surgem.
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos (robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa