Tempos modernos
CURSO: Engenharia de Produção PERÍODO: 1°
RELAÇÃO ENTRE A ENG. DE PRODUÇÃO ATUAL E ENG. DE PRODUÇÃO DO FILME – TEMPOS MODERNOS
No filme Tempos modernos (Charlie Chaplin) foi retratado em forma de sátira, o modelo de organização Mecanicista usado na Revolução Industrial.
Além da característica de produção em série de componentes e linhas de montagem em que as pessoas mais parecem com peças de uma máquina com seus movimentos sincronizados, limitados e previsíveis, o filme demonstra exatamente o descaso com o bem estar e a saúde física (e até mental) dos funcionários onde observamos a falta de Equipamentos de Proteção Individual, onde vemos o tempo todo pessoas trabalhando sem qualquer item adicional de segurança como luvas, capacetes, protetores auriculares etc, pessoas executando suas tarefas com uma postura totalmente inadequada (ergonomia) além dos elementos móveis da máquina (esteiras, roldanas e engrenagens) sem quaisquer tipos de dispositivos de proteção a fim de evitar acidentes.
Focando unicamente na produção onde o intuito é produzir a maior quantidade no menor tempo possível, sem intervalos regulares para descanso e sem locais adequados para as refeições (instalações) onde o colaborador era usado até como “cobaia” de dispositivos, tudo para ganhar tempo. Não se importava com o ser humano o qual era visto como um componente fabril que podia ser substituído a qualquer momento.
Já a Engenharia de Produção atual está mais focada nas pessoas e nos direitos humanos, há preocupação com segurança no trabalho e bem estar dos colaboradores, preocupação também com ergonomia inclusive com as instalações e iluminação.
Entende-se que o ser humano é mais importante que a