Tempos Modernos e Revolucao industrial
"Tempos Modernos" e a Revoluçāo Industrial
O filme aborda o início da Revoluçāo Industrial,a mudança radical da manufatura para a maquino fatura e o dia a dia de trabalhadores. O personagem principal é um empregado de uma grande fábrica (Charles Chaplin), que realiza o trabalho repetitivo de apertar parafusos, com a Revoluçāo Industrial, cada operário tem uma única funçāo a realizar, que desestruturavam os trabalhadores. Isso é retratado quando Chaplin fica desequilibrado e sai apertando tudo o que imagina ser uma porca/ferramenta. O ápice desse desequilíbrio é quando o gênio vê uma senhora com o vestido cheio de botões e sai correndo atrás dela, confundindo os botões do vestido com parafusos, e assim parte de seu trabalho. O rapaz acaba tendo sérios problemas de estresse e perde a razão sendo necessário interná-lo em um Hospital.
Embora seja um filme antigo (início do século XX), ele traz temas intrínsecos a nossa realidade atual. Ou seja, a eterna ameaça de cansaço que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... dentre outros.E também por causa das tecnologias estarem tomando funções humanas e sugando o nosso tempo de descanso, pois temos acesso a Internet em qualquer lugar, ou seja, nos cobramos maior produtividade em qualquer horário ou local ao longo do dia.
Devido as confusões que ele causa no trabalho por causa desse desequilíbrio, o operário vai preso por irresponsabilidade e na cadeia ele encontra tudo aquilo que ele deveria ter mediante horas de esforço físico no trabalho, ou seja comida, segurança e abrigo. Ao sair da prisão, desempregado, ele encontra a fabrica fechada, por motivo de greve. Coisa que aconteciam com frequencia, pois os trabalhadores buscavam seus direitos nessa época.
Na sua busca por emprego Chaplin sempre era instruído a fazer algo, mas fazia errado e era novamente