TEMPOS MODERNOS - Karl Marx e Adam Smith
Esse filme, o nono longa metragem do cineasta Charles Chaplin, foi lançado em 1936 e aborda a sociedade industrial norte-americana nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929. Trata-se de uma obra clássica e até hoje é referência a muitos outros filmes, animações e peças publicitárias. Como podemos perceber, pode ser identificado no filme o desenvolvimento do capitalismo, notadamente a divisão do trabalho. Inúmeras também são as situações no filme que notamos a influência marxista. Assim, identificando as cenas do filme, faça uma correlação sobre as teorias de Adam Smith e Karl Marx sob a forma de texto para cada item abordado:
1. o trabalho na linha de produção O trabalho na linha de produção era alienado, de acordo com Karl Marx, pois na fabrica onde Carlitos trabalhava havia uma esteira onde o produto passava e cada trabalhador era encarregado de mexer em uma parte dele, e com isso esses trabalhadores muitas vezes não sabiam qual era o produto final. A divisão de trabalho defendida por Adam Smith.
2. a visão do capitalista na produção
A visão do capitalista na produção é mostrada quando o chefe da empresa manda com que aumentem a velocidade da esteira, para que possa aumentar a produção, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com isso terá mais produto no mercado para que as pessoas possam comprar cada vez mais, prática da teoria defendida por Adam Smith. Na visão de Marx é exploração do trabalhador, o egoismo capitalista que só pensa na ascensão individual.
3. o consumo na sociedade capitalista
A Teoria sobre o liberalismo econômico de Adam Smith teve grande influência no desenvolvimento do capalismo e seu consumo, ele acreditava na mão-invisivel , que a ecônomia se regula sozinha, então o consumo por ele era visto como algo positivo que gerava a rotação da ecônomia. Já Marx ia contra este consumo capitalista, pois acreditava que o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana.
4. o assalto à