Tempo, santo agostinho
Santo agostinho
CURITIBA
2012
ROBSON FONTANA ZANIN
santo agostinho
Trabalho apresentado à disciplina de História da Filosofia Medieval, 3º Período (Turma U), do curso de Licenciatura em História, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientadora: .
CURITIBA
2012
Santo Agostinho uma visão Geral de sua vida
Santo Agostinho natural da cidade de Tagaste nasceu em 354, filho de Mônica e Patrício vivendo assim sobre os domínios romanos. A sua infância foi marcada por um sentimento de ansiedade perante o medo de sofrer humilhações na escola, entretanto era um menino comum que assim como as crianças da região brincava nos campos ao redor da cidade.
A sua educação foi totalmente pagã tendo também uma fraca erudição, fora voltada somente a literatura, os outros campos como filosofia, ciência e história foram deixadas de lado. Não era fluente na língua grega o que impossibilitava a leitura dos grandes clássicos, por isso sofria de chacotas, o que fez dele desenvolver uma memória fenomenal.
Na sua adolescência foi mandado a Cartago para continuar seus estudos onde ficou surpreso com a vida na grande cidade. Depois de sua formação, tomou uma concubina “sem nome” e teve um filho chamado de Adeodato. Lecionou gramática na sua cidade natal, mais por pouco tempo até voltar para Cartago onde ocupou uma cadeira de professor.
Mudou-se para Roma mais assim como em Cartago teve grandes desilusões com seus alunos, que foram retratados como indisciplinados e não pagavam seus honorários. Também por suas andanças entre a Península Itálica e o Norte de África foi logo se desligando do maniqueísmo. Sobre insistência de sua mãe e desilusões pessoas enfim Agostinho se converte ao cristianismo, largando sua