tempo legal
ENGENHARIA AGRONÔMICA
Outubro/2013
Introdução
Importância da cultura
Fazendo uma análise retrospectiva da cultura do mamoeiro no País, desde meados do século XX até hoje, verificamos que mudanças altamente significativas ocorreram, indiscutivelmente alicerçadas pela pesquisa, as quais fizeram com que deixássemos de produzir frutas somente para atender ao mercado nacional para se transformar, além do maior produtor, também no segundo maior exportador mundial. Assim, verificou-se, a partir do início da década de 90, um crescente aumento nas exportações brasileiras.
O Brasil é o maior produtor mundial de mamão (Carica papaya L.), com uma produção de 1,5 milhões de toneladas por ano. Devido à grande expansão da cultura no país, têm surgido muitos problemas fitopatológicos, destacando-se as doenças viróticas e fúngicas, as quais têm reduzido substancialmente a produção.
As cultivares mais exploradas no Brasil são: Solo e Formosa.
Sunrise Solo, mais conhecida como mamão Havaí, Papaya ou Amazônia. Tem forma de pera, com peso médio de 500g. Possui polpa vermelha-alaranjada de boa qualidade e cavidade interna estrelada. A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.
Improved Sunrise Solo cv. 72/12, comumente conhecida como mamão Havaí. A polpa é espessa e de coloração vermelha-alaranjada, de boa qualidade, com boa resistência ao transporte e maior resistência ao armazenamento. A produção começa a partir do nono mês após o plantio.
Tainung nº 1, apresenta casca de coloração verde claro e cor de polpa laranja-avermelhada, de ótimo sabor, e é um híbrido do mamão Sunrise Solo com um tipo de mamão da Costa Rica.
Mancha Anelar do Mamoeiro
DOENÇA: Mancha Anelar do Mamoeiro
PATÓGENO: Papaya ringspot virus
HOSPEDEIRO: Mamoeiro e Cucurbitáceas
A mancha anelar foi primeiramente usado por