tempo integral
PEDAGOGIA
SIRLENE BARBOSA DA SILVA
a Capital das pedras preciosas
TEOFILO OTONI
2013
SIRLNE BARBOSA DA SILVA
a capital das pedras preciosas
Trabalho apresentado ao CursoPedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ;Ensino da matemática na Educação Inafantil,Ensino de Arte e Música,Ensino Natureza e Sociedade, Seminário V.
Prof. Helenara Sampaio,Laura Célia S.Cabral,Andréia Zômpero ,Juliana Fogaça Simm.
TEOFILO OTONI
2013
INTRODUÇÃO
É muito bom e prazeroso falar da nossa cidade ainda mais quando algo nos orgulha tanto,a cidade de Teófilo Otoni é pólo do comércio de pedras preciosas Não por acaso, é conhecida como a Cidade das Pedras, pois está localizada na maior bacia gemológica do Brasil e, além da grande variedade e produção local, encontra-se no comércio variedades oriundas de todo o mundo.
A exploração e comercialização de pedras preciosas, semipreciosas e cristais de rocha, importantes fontes de recursos, constituindo-se em um dos maiores exportadores da área. Conhecida como "Capital Mundial das Pedras Preciosas", Teófilo Otoni é o maior centro lapidário do Brasil, com cerca de três mil oficinas dedicadas ao ramo. Trata-se de uma região muito rica em gemas e pedras preciosas. Compradores de todas as partes do mundo em busca da grande variedade de pedras e lapidados movimentam a economia da cidade.
Nas terras da Fazenda Praia Grande, situadas no distrito de Topázio e distante 50km de Teófilo Otoni, no final de Março de 1955, um punhado de homens trabalhava em catas para os sócios Lindolfo Ferreira (Lindolfo Capivara) e o escrivão e chefe político do PSD Irineu de Oliveira. Mal sucedidos onde se encontravam furando a terra quente, os garimpeiros Tiburtino de Souza, José Xavier de Macedo e José Rodrigues